terça-feira, 27 de abril de 2010

A ARTE DA MÚSICA (E sua história)

Quando nasceu a música? Como as primeiras manifestações musicais não deixaram registro é praticamente impossível saber quando foi realmente a origem da música. Ninguém sabe exatamente quando o homem começou a produzir seus primeiros sons musicais.
Não há como se dizer uma data precisa. A História não tem essa função; a de dizer dia, mês e ano desses fenômenos culturais. Há hipótese de que o primeiro som musical que o homem inventou, há milhares de anos, foi batendo num tronco oco de madeira e, gostando do som produzido, dançou ao som das pancadas.
Ao que parece o homem das cavernas usava a música para fins religiosos. Considerava a música um presente dos deuses e dançava e fazia festas para agradecer aos deuses os benefícios recebidos. Nessas festas religiosas ele comemorava as colheitas fartas, a caça, as vitórias nas guerras, etc.
Batendo com um pedaço de madeira em outro o homem inventou o primeiro instrumento de percussão. Mais tarde ele sentiu necessidade de enriquecer esses sons e começou a usar as mãos e os pés para acompanhar o ritmo das pancadas no tronco de madeira.
Os barulhos da natureza fascinavam o homem desse tempo e despertou nele a vontade de imitar esses sons que a natureza produzia (vento, o som das águas, o canto dos pássaros, etc.). Aí o homem começou imitar a voz dos pássaros, o barulho que o vento fazia e os sons dos animais em geral e isso foi sua primeira forma de música cantada ou música vocal. Essas manifestações musicais duraram por muitas e muitas décadas, é que a música é uma arte que evoluiu de forma muito lenta.
Contudo, os atuais conceitos de música consideram que aquelas formas musicais do homem primitivo são muito pobres para ser considerada “arte musical”. Mas do ponto de vista histórico (para a história da música e da humanidade) tais manifestações musicais tiveram uma importância muito grande.
Sabe-se também (isso é indiscutível), que foram os gregos que estabeleceram (desenvolveram) as bases da nossa música. A própria palavra música surgiu na Grécia e significava não somente a arte dos sons como também a poesia e a dança. Os três: som, dança e poesia eram três artes que se uniam numa só e formavam a música. É grega também a expressão música lírica que significa música tocada por um instrumento musical chamado “lira”, e que tinha como característica principal, além da própria música sonora, a poesia.
Assim como os demais povos antigos, os gregos também atribuíam a música como um presente dos deuses. A música, para eles, era uma criação verdadeiramente do espírito e um meio de alcançar a perfeição.
Na Roma antiga a arte da música não foi tão eficiente como na Grécia. A cultura dos romanos era bem menor que sua força econômica; Roma era rica e dominava muitos outros povos, mas possuía pouca criatividade cultural. Quando Roma invadiu a Grécia se apoderou de toda a arte dos gregos. Copiavam a arte grega e a exportavam para o mundo como se fosse uma arte romana. Portanto, Roma apenas copiou, não criou sua própria arte. O que Roma criou, em relação a arte musical foi apenas alguns instrumentos musicais.
NA IDADE MÉDIA: Na idade média a música foi escrava da igreja. Foi, sem dúvida, o período de maior estagnação e atraso da história da música. A música foi impedida de evoluir, sob o controle rígido dos papas da igreja. Os papas decretaram que somente o clero podia utilizar a música; a música era propriedade da igreja e não era permitida que as pessoas na rua, em casa, nas tavernas ou qualquer outro lugar usassem a música de alguma forma. Era excomungado e até condenado à morte quem desobedecesse às leis da igreja de Roma. O clero criou logo sua própria forma de fazer música para demonstrar sua “fé” e seus sentimentos religiosos. Os salmos da Bíblia inspiravam os hinos e os cânticos dessa nova concepção musical e logo os padres e monges se especializaram em trabalhar na arte da música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por colaborar com seu comentário!